Total de Visualizações do Blog

[Aula 2] Os pais e as origens do método científico

Você já deve ter ouvido falar em método científico, mas você sabe a sua história?

Tudo começou com Roger Bacon, conhecido também como Rogerius Baconis, no século XII. Ele foi um dos primeiros a insistir que a ciência deveria ser transmitida com Empirismo e Linguagem Matemática

Perto de 1610, Galileu Galileu, matemático, engenheiro, físico e Pai do Método Científico, publicou um livro chamado Siderius Nuntius. Esse livro continha anotações sobre o método científico e as observações dele. Na época dizia-se que tudo "acima" da Lua era incorruptível, o mundo das esferas. Mas ele provou que isso estava errado. Ele criou seu próprio telescópio em casa e observou a Lua. Ele percebeu que ela tinha crateras, então ela não era perfeita como todos achavam. Com isso, a teoria anterior foi por água abaixo e isso faz parte da ciência. As vezes todo mundo acha que algo está certo mas na verdade está errado. Depois disso, ele fez algumas observações de Júpiter e encontrou 4 objetos que todo dia estavam em posições diferentes.  Eram as Luas Galileanas: Io, Ganimedes, Calisto e Europa.

O próximo cientista que vamos falar sobre é Renê Descartes, que foi um filósofo e matemático. Ele ficou conhecido após a publicação de um livro chamado "Discurso sobre o Método" e por causa do plano cartesiano. O livro ficou tão conhecido que temos até edições mais atuais. Veja a imagem abaixo, que corresponde a uma cópia do meu pai:


Mais tarde, em 1700, Antoine Lavoisier, químico, descobriu o oxigênio e teorizou uma frase bem famosa até hoje.
"Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."


Mas o que é método científico? Clique aqui para saber mais!

Comentários

Postagem mais acessada nos últimos 30 dias