Total de Visualizações do Blog

[Aula 1] Defesa de Plantas contra Herbívoros

 Que algumas plantas são venenosas, isso é fato. Mas você sabia que algumas plantas perdem o veneno quando maduras? Sim, e é sobre isso que vamos falar hoje!

Essas plantas pertencem à família das Solanaceae, que inclui muitas espécies comestíveis, como batatas e tomates. Em algumas espécies, partes da planta podem conter compostos tóxicos, como a solanina e tomatina, quando estão verdes ou imaturos. No entanto, à medida que essas plantas amadurecem, os níveis dessas toxinas diminuem bastante.

Por exemplo, as batatas verdes podem conter altos níveis de solanina, que é tóxica para os humanos. Mas quando as batatas amadurecem e são expostas à luz do sol, elas produzem substâncias que param de gerar solanina. Da mesma forma, os tomates verdes contêm tomatina, que também é considerada tóxica em grandes quantidades. À medida que os tomates amadurecem e mudam de cor, os níveis de tomatina diminuem, tornando-os seguros para comer.

Mas por que isso acontece? Isso é uma defesa natural contra herbívoros, que, quando a fruta não está madura, ela fica protegida, garantindo que os animais não comam mais se eles comerem um pedaço da fruta, antes dela poder se reproduzir. Depois, quando a fruta estiver madura, as toxinas diminuem e os animais comem normalmente, pois daí as sementes vão sair nas fezes do animal, em algum lugar longe o suficiente para que as plantas não morram por causa da competição entre os brotos, daí os nutrientes ficam muito espalhados e ninguém pega muita coisa.


Comentários

Postagem mais acessada nos últimos 30 dias